“O Azeite na Dieta Mediterrânica”


Nesta V edição da Bienal do Azeite, o azeite discute-se à mesa, sendo este um elemento fundamental nos hábitos alimentares dos países da bacia do Mediterrânico, considerado a principal fonte de gordura — utilizado em entradas ou no tempero de saladas, na confeção de variados pratos e ainda em sobremesas.


A Dieta Mediterrânica foi classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2010 e reforçada com uma nova distinção, fruto de uma candidatura mais alargada, em 2013. O conceito desta dieta ultrapassa a alimentação, abrangendo um conjunto de conhecimentos, rituais, símbolos e tradições sobre práticas agrícolas, pesca, criação de gado, conservação e preparação de alimentos e, especialmente, partilha e consumo de alimentos.

Portugal tem Tavira (através da Câmara Municipal de Tavira) como a sua comunidade representativa, pois assegurou o processo técnico de preparação da candidatura, ao longo de dois anos e meio, tratando-se de uma candidatura transnacional e subscrita por sete Estados com culturas mediterrânicas: Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Marrocos, Chipre e Croácia.

 

 

Morada:
Rua de São João de Deus, n.º23 Rc Esq.
600-276 Castelo Branco;
E-mail: bienaldoazeite@gmail.com 
Tel.: 272 326 143